PARA CONHECER TODA A MINHA LINHA DE TRABALHO ACESSE: HELOMAYUMI.BLOGSPOT.COM.BR

A HARUI ORIGAMI SURGIU DA MINHA VONTADE DE COMPARTILHAR ORIGAMIS E AS DIVERSAS TÉCNICAS DE ARTE QUE TRABALHO.

COMO A ARTE NÃO TEM LIMITES, NÃO NOS LIMITAREMOS AO ORIGAMI, MAS PROCURAREMOS, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, INCLUÍ-LO EM OUTRAS TÉCNICAS E PRODUTOS.

SEJA SEMPRE BEM-VINDO, SINTA-SE À VONTADE PARA COMENTAR E COMPARTILHAR.

HELOISA MAYUMI

19/07/2012

2º Encontro Internacional de Origami São Paulo

Olá Amigos!!

Entre os dias 05 e 15 de julho tivemos no Sesc Pinheiros o Segundo Encontro Internacional de Origami. Este encontro faz parte de um projeto maior de férias, chamado: "Oriente... O lado de lá é logo aqui", com uma programação especial onde estão sendo abordados diversos aspectos da cultura oriental. Até o dia 25/07, teremos ainda o "Férias e Origami".

Eu estou aqui para falar particularmente destas duas primeiras semanas e de tudo o que vivenciei lá. Não participei de todas as atividades, mas mesmo assim, aprendi, dividi e conheci muita coisa e pessoas que eu só conhecia pela internet. Já vou avisando: este será um post comprido. Não participei do 1º EIOSP infelizmente, então tenho muito para contar deste!


A minha única frustração foi em relação aos horários, pois ocorria de no primeiro horário terem duas oficinas ocorrendo simultaneamente, isso fez com que eu tivesse que optar por uma e deixar de participar de outra. Mas não poderia ser de outra forma e isso não é em nenhum momento uma crítica ao evento e sim uma constatação pessoal. Então eu acabei optando por ver, na maioria das vezes, pessoas que vieram de fora de SP.


Não tirei muitas fotos, mas as poucas dá para ter uma noção do que foram estes meus dias de muitas dobras.


Na sexta feira, dia 06, aula com Falk Brito, que eu queria muito conhecer, trabalha basicamente com mandalas, tons pastéis, que ficam lindos em seus trabalhos e diz q não tira boas fotos boas... Ao entrar no blog dele você já percebe que não é bem assim, tira ótimas fotos e faz belos trabalhos. Sou Fã!
Era para ensinar só a mandala, mas deu tempo de ensinar a estrela e envelope,  bom para nós!

Depois fui para Teoria das Cores e Quilts com Vânia Passos. Confesso que esta foi a escolha que mais sofri, pois queria muito ver o Oribana de Veronica Jam!
E a Vânia atendeu a todas as minhas expectativas. Aprender com quem sabe de verdade, tem experiência e know how da coisa é bem diferente, não é? Mas como ela mesma disse, teoria das cores, é algo para se estudar e estudar e estudar e experimentar, experimentar, experimentar, não tem outra forma de aprender! E Quilt.... bem, é uma delícia de fazer!! Recomendo mesmo.



Não participei de nenhum dos eventos que ocorreu às 19h e nem das atividades extras, infelizmente. Quem sabe no próximo ano...

No sábado dia 07 comecei com as caixas do súper Hideo Kumayama, outra pessoa que eu admirava a distância. Uma aula incrível, que não dá a coisa pronta, mas dá as diretrizes, e te faz pensar e não ficar pedindo diagrama.. rsrs. Fora a aula de origami em si, gostei muito de ouvir o que o Hideo tinha para dizer, sentir seus ensinamentos foi muito bom. Uma palavra para resumir: emocionante!




Depois fui para a aula da Ekaterina Lukasheva e confesso, fui pensando: o que vou fazer lá? achava que ia me perder no meio da explicação e que não sairia nada, afinal, estou engatinhando ainda no mundo dos kusudamas. Mas, cara de pau, fui mesmo assim... e não é que saiu? E vou confessar... estou gostando deste tal de kusudama, mas isto é assunto para outro post. Ekaterina é uma simpatia e um talento que é difícil comentar, melhor só admirar.



Domingo dia 08 não fui.. :( , mas na Sexta 13 estava lá, firme e forte e cheia de sorte por poder voltar! Aula com Solange Sanches de uma técnica que na verdade já conheço e trabalho, mas sempre é bom atualizar. Aprendemos um lindo porta óculos e uma galinha bem legal, que dá para colocar ovinho dentro!




Depois aula da grande especialista em kusudamas, mandalas e... Gentileza!! Já disse que este é o dom maior dela, Isa Klein.. e confesso que estava adiando este post por causa dela. Ocorre que neste dia, Isa ensinou o Kusudama Timoteo.... e quem disse que eu montei ele? Estava esperando montar para tirar foto e postar, mas não foi hoje que isto aconteceu ainda.. Então, não tenho fotos para mostrar, depois prometo um post especial só com ele. Mas ainda teremos mais Isa Klein por aqui..

Sábado dia 14 não pude ir novamente e dia 15, domingo, lá estava, para mais uma aula da Isa. Mandala Barbarella e Marcador de livro.. faltou a Estrela Casé:



Neste intervalo de uma semana para outra, tive aula particular, a distância e presencial, com Marta Schaefer, porque estava tão apaixonada pelas mandalas do Falk, que ela me ensinou outras.. e de quebra, ensinou ainda um passarinho:




Fora tuuuudo isso, ainda ganhei presentes! Sim, presentes, e fiquei com a maior vergonha, porque percebi que todos trocam esses mimos, e eu, como iniciante, não sabia e não levei nada para ninguém! Mas mesmo assim, ganhei muito. Muito presente, muito conhecimento, muitas dicas e acima de tudo, conheci pessoas que conhecia somente virtualmente, outras que ainda não conhecia, fui muito bem recebida por todos, me senti realmente em casa! Obrigada a todos que compartilharam comigo estes momentos que eu nunca vou esquecer. E já estou esperando o 3º EIOSP!!

Aqui presentes da Marta, Tchami, Johnny, Falk, Isa, Lilian e Hideo.


PS: se quiser conhecer um pouco mais dos trabalhos das pessoas aqui citadas, basta clicar em seus respectivos nomes.


13 comentários:

  1. Helô que delícia de post!!! Eu já estava me sentindo no Encontro novamente...Foi muito bom aprender, "desvirtuar" as amizades, rir e trocar/dar lembrancinhas. Fico feliz que você tenha gostado, e não faltará oportunidade para nos encontrarmos. Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lilian, precisamos trocar muitas idéias ainda. Um grande beijo.

      Excluir
  2. Seu blog é lindo e deu para matar as saudades de nosso 2º Encontro Intl de Origami. Agora sou sua seguidora por aqui !
    Bjs,Yone
    http://artesdayone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigada, Yone. Também comecei a seguir teu blog esses dias e para mim foi uma feliz surpresa, pois você trabalha da forma como penso em trabalhar, utilizando várias técnicas de arte. Vi tuas fotos da mega artesanal também, seus cartões, enfim, tudo de muito bom gosto. beijos.

      Excluir
  3. Helô, gostei muito do post e é assim mesmo como você descreveu, uma alegria só, não poderia ser diferente já que todos tem uma paixão em comum : origami. Me sinto honrada em ser mencinada no seu blog, estive dando uma olhada e é tudo de bom, parabéns.
    Solange Sanches

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Solange. Nos veremos mais vezes. Da próxima vez pretendo chegar mais cedo ao Orkontro também.. rsrs
      beijos.

      Excluir
  4. Helô, sinto apenas não poder ter estado tão perto das pessoas quanto gostaria, mas saber que as pessoas saíram felizes de lá, já compensa esta ausência. Agora é só aparecer nos encontros do povo de Sampa,pra continuar a festa. bjos bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania, este sentimento é mútuo.. acho que ninguém consegue conversar com todos como gostaria.. com vc por exemplo, dá vontade de falar de música tb, de várias outras coisas, mas teremos oportunidade. Com certeza farei de tudo para ir aos encontros, pois já estou sentindo muita falta de tudo isso!! bjs

      Excluir
  5. Linda postagem, Helô!!

    Não pude ir... mas não vai faltar oportunidade para nos encontrarmos!

    Beijos, obrigada pela visita e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yara!

      Você não deve saber... mas sou uma "fuçadeira", rsrs e fuçando teu blog, vi q realmente, Começou com uma cartinha! Adoro escrever e ler também. Agora vou continuar fuçando essas cartinhas, se me permite! Se já admirava teus trabalhos, tenho certeza que agora vou me surpreender mais e mais.
      beijos.

      Excluir
  6. Helo, vi parte infima do seu trabalho na escola da minha neta. Tentei conversar com vc mas infelizmente não obtive atenção o suficiente. Bom você estar se integrando no assunto tão vasto e nobre que é " a arte de executar e criar origami" de modo criativo que reuni visões diferentes mas que se somam.
    Interessante seu blogs, acessei poque a diretora da escola me deu o Grata que possamos juntas unir e compartilhar conhecimentos, desempenhando o nosso melhor em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denyze, muito obrigada pela tua visita. Peço mil desculpas por não dar a atenção que desejava durante a feira. Realmente, o que foi mostrado lá foi apenas uma parte do meu trabalho. A propósito, fiz um post especial sobre a feira que você pode ver aqui: http://haruiorigami.blogspot.com.br/2012/11/feira-cultural-planeta-educacao-infantil.html

      Obrigada por acessar meu blog, e agora com certeza podemos conversar e trocar muitas informações.

      Beijos.

      Excluir